Contrato de gestão do novo CBA foi assinado nesta terça-feira (25/07)

Agora é oficial! Contrato de gestão do novo CBA foi assinado nesta terça-feira (25/07), com a presença de Alckmin

A Fundação Universitas, que faz parte de um consórcio, será a responsável por administrar o Centro a partir de agora.

O Ministro do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, assinou nesta terça-feira (25/07), com a Fundação Universitas, que vai administrar o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) nos próximos quatro anos.

Na solenidade da assinatura do contrato de gestão do CBA, o diretor-executivo da fundação, Elias Moraes de Araújo comemorou o novo marco do CBA. “Após a assinatura, o contrato de gestão passa a ser alinhado em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), gerenciado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, um grande avanço para o Centro, para continuarmos as atividades em favor do bionegócio na Amazônia. Com o novo decreto, o CBA agora pode captar recursos públicos e privados”.

Novo CBA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto presidencial que dá autonomia ao Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). A instituição passa a ter personalidade jurídica própria e poderá captar recursos públicos e privados para pesquisas.

Com a assinatura do documento, o CBA deixa de ser vinculado à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e passa a ser gerido pela Organização Social (OS), responsável pela gestão da instituição.

A OS é formada por um consórcio de três instituições:

• Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA)

• Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

• Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Embaixadora britânica visita CBA e avalia firmar parcerias de fomento à bioeconomia

Pesquisadores do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) receberam nesta quarta-feira 8/11, a visita da embaixadora britânica, Stephanie Alki. A representante do governo britânico conheceu alguns dos principais projetos desenvolvidos pelo Centro e as estratégias da nova gestão referente as ações de impulsionamento da bioeconomia da Amazônia.

Pesquisas desenvolvidas pelo CBA são destaque no primeiro dia da FESPIM 2023

As pesquisas realizadas pelo novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) foram destaque no primeiro dia da segunda edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus – FESPIM 2023, que começou nesta terça-feira, 7 e segue até o dia 9 de novembro em Brasília. O evento tem como objetivo mostrar a importância do modelo Zona Franca de Manaus, não apenas para a Amazônia, mas para todo o mundo, além de reforçar o alinhamento e comprometimento das empresas instaladas no complexo em preservar e conservar o bioma amazônico.